segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CAMERAMAN

As cameras da Tv piratini em 1960 eram da marca RCA, valvuladas, operavam com 3 lentes que eram trocadas na parte detrás da camera, por um sistema de gatilho, muito pesadas, e que esquentavam muito, a ponto de ter que se abrir as abas superiores.
Eu queria muito trabalhar em Televisão, e mais uma vez indicado pelo Walmor Bergesch, voltei a Tv Piratini. Desta vez como Op. de camera. Apresentei-me para iniciar o treinamento, e algumas horas após deci  ao estúdio para ver o Reporter Esso. O telejornal era feito com 2 cameras, e um dos operadores perguntou-me:  És o candidato a operador? Respondi que sim, ele colocou-me os fones, e falou enqunto rodava uma sonora no ar: Pega a camera e fica rodando-a em sentido giratório, para não gravar a imagem, quando o Diretor de Tv disser; Para Camera 1, voce para a camera, ja com este enquadramento, porque ele vai cortar para tua camera. Quando percebi que o Operador tinha saído do estúdio, comecei a tremer que nem vara verde, pois tive que operar a camera até o final.  Deu tudo certo. A partir deste dia o Fernando Miranda, que foi o operador que deu-me as dicas,  começou a dedicar-se, ele e o Francisco Carlos (chico Carlos) a realização do maior programa que existia na época ¨Grande show Wallig¨
Devo muito aos dois, infelismente, ambos falecidos.
Agradeço também ao Walmor Bergesch que levou´me duas vezes para a televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário